Fale Conosco pelo WhatsApp

ABRAVA e SINDIAR alertam pra instalações de Ar Condicionado mal feitas no Nordeste

ABRAVA e SINDIAR alertam pra instalações de Ar Condicionado mal feitas no Nordeste

O descumprimento das normas e leis em vigor sobre instalações de aparelhos de ar condicionado, chamou a atenção da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento) e a SINDIAR (Associação de Empresas de Refrigeração e Ar Condicionado do Ceará).

O alerta é relacionado a problemas causados por instalações mal feitas de ar condicionado na região do Nordeste.

Segundo eles a mão de obra não qualificada apresenta prejuízos não só para o contratante, mas também para o contratado, pois além de causar danos financeiros, causam danos morais e civis a todos os profissionais da área.

As devidas associações advertem que as empresas contratadas devem ser idôneas, cumprindo as normas recomendadas e contratando mão de obra qualificada.

Tais profissionais devem passar por um treinamento e reciclagens periódicas, pois o setor exige atualizações.

Segundo o engenheiro Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, a associação tem tratado e vem trabalhando em todo território brasileiro para melhorar a qualificação dos profissionais do setor.

No entanto, ele enfatiza que toda e qualquer ação começa com a conscientização do profissional, que deve respeitar as boas práticas de instalação, operação e manutenção.

Responsabilidades dos órgãos do governo

Para melhorar a qualidade do serviço prestados pelas empresas de instalação de ar condicionado, os órgãos do governo precisam urgentemente cumprir com a fiscalização e a regulamentação do setor.

As empresas contratadas precisam de orientação e suporte em relação ao uso inadequado de fluídos que destroem a camada de ozônio, além de outros gases que podem causar explosões por combustão interna nos sistemas de ar condicionado, caso o manuseio não seja adequado.

Responsabilidades na qualificação profissional

Segundo o engenheiro Newton Victor da Sindiar, o governo e os fabricantes de ar condicionado também tem responsabilidade na qualificação do profissional.

“Nossos governantes precisam ter ciência de que a atividade das empresas que prestam assistência técnica em ar condicionado é relevante e emprega muitas pessoas e que há necessidade da existência de cursos, para qualificação da mão de obra.”

Mão de obra qualificada exige muito treinamento

O alerta ainda salienta que a qualificação que ocorre através de cursos ministradas por entidades do setor, fabricantes de equipamentos, uma unidade do Instituto Federal no Pernambuco e uma escola profissionalizante no Ceará, que forma técnicos em Eletromecânica são muito importantes para os profissionais da área no Nordeste.

Conclusões
Ao contratar uma empresa para realizar a instalação ou manutenção no seu aparelho de ar condicionado, procure sempre por empresas qualificadas, pois uma instalação mal feita pode aumentar o gasto de energia, diminuir a vida útil do aparelho e até mesmo danificá-lo permanentemente.

Se você procura por uma empresa na região de Salvador, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas ou Camaçari, entre em contato com a Empresa de Assistência Técnica de Ar Condicionado Startec.

Gostou do artigo ABRAVA e SINDIAR alertam pra instalações de Ar Condicionado mal feitas no Nordeste? Ainda tem dúvidas sobre a contratação de um profissional da área? Então deixe um comentário abaixo com suas dúvidas e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *